Cintilografia do Miocárdio Perfusão (Estresse Físico)

O que é Cintilografia do Miocárdio Perfusão (Estresse Físico)?

 A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

Na chamada Cintilografia do Miocárdio Perfusão (Estresse Físico), o objetivo é determinar a distribuição de sangue no coração quando bate acelerado devido ao estresse induzido com esforço físico em exercícios na esteira ou na bicicleta estacionária.

Como é feito o exame Cintilografia do Miocárdio Perfusão (Estresse Físico)?

Na cintilografia do miocárdio perfusão (estresse farmacológico), coloca-se um cateter em veias do pescoço ou da virilha, permitindo injetar medicamento radioativo em busca do ponto de interesse.

Depois o paciente é encaminhado para Raios-X que captam imagens em tempo real, conforme o medicamento se movimenta. 

Após a primeira captura de imagens em repouso, o paciente deve realizar esforço físico, na esteira ou na bicicleta estacionária, até que o coração acelere (estresse cardíaco).

Para que serve o Exame Cintilografia do Miocárdio Perfusão (Estresse Físico)?

O exame de Cintilografia do Miocárdio Perfusão (Estresse Físico) permite estudo da irrigação de sangue no tecido do coração, quando o paciente é submetido ao estresse cardíaco com batimento acelerado, estimulado pelo exercício físico na clínica.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, do Sergipe e da Bahia.