Descrição do Exame:
A cintilografia do fígado e do baço é obtida através da administração endovenosa de um coloide marcado com tecnécio -99m. Este coloide radiomarcado é retirado da corrente sanguínea pelas células de Kupffer.
As imagens obtidas na câmara de cintilação refletem a distribuição anatômica e funcional do sistema retículo endotelial. Este exame permite a caracterização de lesões hepáticas que ocupam espaço.
É útil no diagnóstico diferencial entre adenoma hepático e hiperplasia nodular focal. Para tanto, é recomendada a complementação com a cintilografia de fígado e vias biliares. Também é indicado para avaliação de esplenose e baço ectópico.
O exame consiste em na injeção endovenosa do radiofármaco seguida pela aquisição das imagens do fígado e baço.
Indicações:
Avaliação funcional do fígado e baço.
Pesquisa de lesão focal ocupando espaço no fígado e baço, doença hepática difusa, avaliação de massa abdominal no quadrante superior direito ou esquerdo; diagnóstico diferencial entre adenoma hepático e hiperplasia nodular focal; abscesso subfrênico; baço acessório e esplênica funcional.
OBS: Quando a cintilografia hepática tem como objetivo o diagnóstico diferencial de adenoma e hiperplasia nodular focal, recomenda-se a complementação com a cintilografia de fígado e vias biliares.
Contraindicação:
Gestação
Limite de peso: 130Kg.
Homens, mulheres e crianças:
Trazer pedido médico, documentos pessoais e exames anteriores.
Chegar 30 minutos antes.
Jejum:
Não.
Tempo de execução do exame:
+/- 1 hora e 30 minutos.