Pesquisa do Divertículo de Meckel

Descrição do Exame:

O divertículo de Meckel é a principal causa de hemorragia digestiva em crianças. Resulta de uma falha embrionária do duto onfalomesentérico, geralmente se localiza no íleo terminal, contém mucosa gástrica em 30% dos casos e em aproximadamente 95% destes casos cursa com hemorragia. O radiofármaco utilizado na pesquisa do divertículo de Meckel é o pertecnetato marcado com tecnécio-99m. Este radiofármaco se acumula nas células mucossecretoras da mucosa gástrica permitindo a localização do divertículo de Meckel com mucosa gástrica ectópica.

Este procedimento é realizado através da administração do radiofármaco por via endovenosa seguida de imagens seqüenciais da região abdominal durante uma hora.

Indicações:

Pesquisa de divertículo de Meckel com mucosa gástrica ectópica.

Contraindicação:

– Não realizado em gestante e nem durante o período de amamentação.

– Limite de peso: 130Kg.

Homens, mulheres e crianças:

Trazer pedido médico, documentos pessoais e exames anteriores.
Chegar 30 minutos antes.

Para melhor sensibilidade do método, seguir as recomendações sugeridas abaixo, conforme o peso do paciente:

≤ 20 Kg = LABEL LÍQUIDO (RANITIDINA 150mg/10ml) oferecer 4 mg por kg de peso por dia, iniciando dois dias antes do exame, de (12/12 horas),  conforme  orientação  da  PIPETA  DOSADORA,  com término após realização das imagens.

21 Kg  ≤ 40 Kg = TAGAMET (CIMETIDINA 200mg / comprimido) oferecer 20mg por Kg de peso por dia, iniciando dois dias antes do exame, de (12/12 horas), com término após realização das imagens.

> 40 Kg = TAGAMET (CIMETIDINA 400mg / comprimido) tomar 1 comprimido de 12/12 horas, iniciando dois dias antes do exame, com término após realização das imagens.

Jejum:

8 horas.

Tempo de execução do exame:

1 hora.