Medphoton - Diagnósticos e Terapias

Terapias


Dose Terapêutica com Iodo 131 Pós-tireoidectomia

Descrição: O iodo-131 é um isótopo radioativo que apresenta características químicas e físicas favoráveis ao tratamento dos tumores diferenciados da tireoide particularmente em decorrência da emissão de partículas beta de energia adequada para esta finalidade.

A terapia com iodo131 está indicada na ablação de restos tireoidianos após tireoidectomia total e no tratamento das metástases funcionantes do carcinoma diferenciado da tireoide.

O preparo para a dose terapêutica de iodo131 visa aumentar a captação do radioiodo pelo tecido tireoidiano remanescente e pelas eventuais metástases através do estímulo do TSH endógeno (pela suspensão da reposição do hormônio tireoidiano por 20 a 30 dias ou através da administração de TSH recombinante) e pela redução do “pool” de iodo através da restrição de alimentos e substâncias iodadas.

O tratamento com iodo radioativo é feito em regime de internação (quando a dose indicada é superior a 100 mCi). O (a) paciente fica internado em isolamento devido à radiação e tem alta hospitalar após 1 a 3 dias. Não são permitidos acompanhantes ou visitas durante a internação. O (a) paciente retorna ao setor de Medicina Nuclear 3 a 10 dias após a dose de iodo para a realização da pesquisa de corpo inteiro na vigência de dose terapêutica. O iodo radioativo é líquido, inodoro e sem sabor. Leia Mais

 


Dose Terapêutica para Hipertireoidismo

O iodo radioativo é uma das formas de tratamento do hipertireoidismo, sendo um método considerado seguro e geralmente único.

Possíveis efeitos adversos do tratamento:

- Evolução tardia para hipotireoidismo (tireoide funcionando menos que o normal): representa uma conseqüência tardia ao tratamento comum, necessitando de reposição hormonal contínua.

- Dor leve na região anterior do pescoço, que costuma ocorrer até 7 dias após a dose, sendo facilmente controlada com analgésicos comuns.

- Piora súbita dos sintomas de hipertireoidismo (coração acelerado, tremores, febre, nervosismo e agitação): complicação muito rara, porém pode acontecer nos primeiros 7 dias após a dose. Apesar de incomum, caso ocorra, deve-se procurar um pronto-socorro próximo para controle médico adequado. Leia mais

 



Tratamento de Dor Óssea com Samário-153

Descrição do tratamento

O EDTMP-Samário-153 está indicado para o tratamento de dores ósseas causadas por lesões metastáticas ósseas e com comprovada reação osteogênica demonstrada por cintilografia óssea. Sendo indicado principalmente para metástases ósseas de câncer de mama e próstata.

O procedimento é realizado em 3 etapas:

1)  Avaliação pré-dose terapêutica
Consulta clínica com o médico nuclear, para análise de exames complementares, orientação do paciente e familiares quanto à dose terapêutica,  esclarecimento de dúvidas e identificação de eventuais contraindicações ao tratamento com EDTMP-Samário-153... Leia mais

Visitas

Visitas hoje: 154

Visitas ontem: 323

Esta semana: 587

Total: 24856

Unidades:


Unidade I Localiação

Av. Francisco Ribeiro nº 1.140 - 4º Andar

Santa Mônica - Uberlândia / MG

Vitis Med Center


Unidade II Localiação

Av. Vasconcelos Costa nº 962 sala 5F
Martins - Uberlândia - MG

Hospital Santa Genoveva


34 3210-5501

34 3236-5505

 

34 99165-8212

34 99165-5487

34 99644-4445

 

contato@medphoton.com.br

Siga a MedPHOTON